Dr. Acioly Lacerda

Acioly Luiz Tavares de Lacerda, MD, PhD

Um dos idealizadores do Instituto Sinapse, o Dr. Acioly Lacerda dedica-se a atendimentos em Psiquiatria Clínica e Neuropsiquiatria, além de atuar nas áreas de Ensino e Pesquisa.

Aos 22 anos de idade, o Dr. Acioly Lacerda formou-se em Medicina na Universidade Federal de Pernambuco em 1992. Concluiu Residência Médica em Psiquiatria na UNICAMP em 1995. No mesmo ano, foi aprovado para o curso de Mestrado na mesma instituição. Dois anos depois, teve o seu projeto de Mestrado qualificado para Doutorado por se tratar de um estudo pioneiro, examinando o funcionamento cerebral de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC), através de testes neuropsicológicos e de tomografia por emissão de fótons (single photon emission computed tomography ou SPECT), uma técnica de Medicina Nuclear que possibilita a medida do metabolismo cerebral. Defendeu a Tese de Doutorado na UNICAMP em 2000, sendo aprovado para os programas de Pós-Doutorado de três Universidades Americanas (Harvard Medical School, Johns Hopkins Hospital e University of Pittsburgh). Em 2001, iniciou programa de Pós-Doutorado na Universidade de Pittsburgh, no Laboratório de Neuroquímica Cerebral, onde se dedicou ao estudo de alterações cerebrais em pacientes com depressão, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo, transtorno esquizotípico, autismo, síndrome de Asperger e transtorno de personalidade borderline . Após um ano de trabalho no Laboratório de Neuroquímica Cerebral, o Dr. Acioly foi convidado a integrar o Laboratório de Neuroimagem da Universidade de Pittsburgh e a assumir a posição de faculty da referida Universidade. No mesmo ano, foi nomeado Professor Visitante e Pesquisador Associado da Universidade de Pittsburgh, vínculos que mantém até hoje.

Os estudos desenvolvidos pelo Dr. Acioly, desde o Doutorado, geraram várias publicações em Congressos e Revistas Científicas Internacionais. Estes trabalhos contam com mais de mil citações por outros pesquisadores dos mais variados países. Retornando ao Brasil em 2003, foi convidado a assumir o cargo de Professor da Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), função que exerce até hoje. Em 2010, foi aprovado em concurso público para assumir o cargo de Professor Adjunto no Departamento de Psiquiatria da mesma instituição e, no mesmo ano, obteve a titulação de Professor Livre Docente, após aprovação em concurso público. Atualmente, coordena uma unidade de pesquisa sobre alterações cerebrais em doenças psiquiátricas na Escola Paulista de Medicina / UNIFESP e orienta diversos alunos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

Na área de Pesquisas, coordena projetos que avaliam, através de exames de ressonância magnética e testes neuropsicológicos, as alterações cerebrais em vítimas de trauma e em pessoas com doenças emocionais. Orienta também um projeto que avalia os danos cerebrais decorrentes do uso crônico de maconha e cocaína e participa de diversos projetos de pesquisa em variados temas (entre eles, Depressão, Doença de Alzheimer, Transtorno Bipolar, Esquizofrenia e inovação tecnológica em análise de imagens cerebrais).

Em parceria com instituições hospitalares do Estado de São Paulo, o Dr. Acioly idealizou a estruturação de um Centro de Pesquisa e Ensaios Clínicos, um dos poucos da América Latina. Este Centro de Pesquisa dedica-se à avaliação de novos medicamentos indicados para o tratamento de doenças neuropsiquiátricas. Esta iniciativa garante aos profissionais do Instituto Sinapse o conhecimento em primeira mão das mais novas descobertas na área de medicamentos.

O Dr. Acioly Lacerda tem mais de 100 trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais e mais de 60 trabalhos publicados em diversas revistas científicas nacionais e internacionais, tais como Biological Psychiatry, Psychiatry Research: Neuroimaging, Progress in Neuropsychopharmacology and Biological Psychiatry, Neuroimage, Molecular Psychiatry, Journal of Psychiatric Research, Journal of Child Neurology, Psychiatry Research, Psychiatry Review Journal e European Neuropsychopharmacology. Escreveu livros e capítulos de livros nacionais e internacionais.

Em consequência do reconhecimento internacional nas suas áreas de expertise, o Dr. Acioly Lacerda foi convidado a integrar o Corpo Editorial do American Journal of Neuroscience e da Revista Brasileira de Psiquiatria e é revisor parecerista de diversas revistas científicas, entre elas Archives of General Psychiatry, European Psychiatry, Psychiatry Research: Neuroimaging, Psychological Medicine, Schizophrenia Research, Addiction e Journal of Psychiatry and Clinical Neurosciences.

Segue um Breve Currículo do Dr. Acioly Lacerda:

  • Professor Adjunto Livre-Docente do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP)
  • Coordenador do Centro de Pesquisa e Ensaios Clínicos Sinapse-Bairral
  • Professor Visitante, Neuroimaging Laboratory, University of Pittsburgh, USA
  • Pós Doutorado no Laboratório de Neuroquímica Cerebral, University of Pittsburgh (2002)
  • Pós Doutorado no Laboratório de Neuroimagem, University of Pittsburgh (2003)
  • Doutorado em Ciências Médicas, UNICAMP (2000)
  • Residência Médica em Psiquiatria, UNICAMP (1995)